domingo, 29 de novembro de 2009

projeto Educação ambiental

PROJETO

“EDUCAÇÃO AMBIENTAL”



E.E.F.M.Manuel Sátiro













Jaguaruana-CE
Agosto/2009



01 – INTRODUÇÃO


É difícil conceituar meio ambiente, em virtude de se tratar de uma expressão que muda de acordo com a transformação da sociedade, no tocante aos valores culturais, sociais e políticos. Entretanto, a palavra “ambiente” indica esfera, o círculo, o âmbito que nos cerca em que vivemos e, além disso, é um conceito que deriva do homem e a ele está relacionado, porém interdepende da natureza.
A definição de Meio Ambiente deve ser globalizante,abrangendo toda a natureza original e artificial,bem como os fatores correlatos,compreendendo,portanto,o solo,a água,o ar, a flora, a fauna,as belezas naturais,o patrimônio histórico,artístico e cultural.(Mota,1995).
Como o ambiente é algo complexo e todos os elementos que o compõe estão em permanente interação, às ações da sociedade sobre ele podem provocar impactos ambientais de difícil e demorada recuperação. Estas ações, na maioria das vezes resultante das atividades dos grupos sociais, fazem parte de um conjunto de fatores, que manipulados pelo desejo de desenvolvimento, revele o total descompromisso do ser humano para com o meio ambiente.
Assim, a questão ambiental, isto é, o conjunto de temáticas relativas não só a produção de vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida nas comunidades, compõe a lista de temas de relevância internacional.
Esta temática portanto,precisa ser trabalhada de forma prática e intensificada em todos os segmentos da sociedade,inclusive e principalmente com as crianças e adolescentes,na escola,que podem desempenhar um papel de multiplicadores através da inclusão de atividades didáticas e alternativas que apliquem a educação ambiental.

02 – JUSTIFICATIVA

A inclusão da educação ambiental nas atividades curriculares do ensino básico pode representar um importante fator para a formação de uma consciência responsável.
Assim, é necessário que sejam adotadas algumas atividades alternativas como a realização de palestras, oficinas, mini-cursos, aulas práticas e visitas de campo, enfatizando as questões ligadas ao meio ambiente. Essas atividades podem ser trabalhadas de forma mais expressiva se a escola, em conjunto com todo o corpo docente, realizá-las em um evento extracurricular, planejado com base nas questões ambientais globais e principalmente locais, buscando informar e mostrar soluções para problemas como o dos resíduos sólidos, esgotamento sanitário, recuperação da mata ciliar e vegetação nativa, diminuição da poluição dos mananciais hídricos e outros temas no âmbito municipal.
Nesse contexto, considerando a necessidade urgente de encontrar soluções para os problemas ambientais e tomando por base o alto poder de transformação que a escola tem sobre a sociedade, entende-se que é de extrema importância a realização da II Semana do Meio Ambiente da E.E.F.M.Manuel Sátiro,como culminância do projeto “educação Ambiental que será dividido em diversos subtemas e poderá ser apenas um passo para um expressivo e responsável processo de conscientização ambiental da comunidade escolar a princípio, e depois do município e região,com a inclusão definitiva de todos os segmentos da sociedade,inclusive o poder público.

03.OBJETIVOS

3.1 - OBJETIVO GERAL
Desenvolver Subtemas e trabalhar a interdisciplinaridade dentro do macro Projeto de Educação Ambiental ,realizando como ponto culminante a II Semana de Meio Ambiente da E.E.F.M.Manuel Sátiro como um instrumento de conscientização.

3.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Sensibilizar a comunidade escolar sobre os problemas que o meio ambiente enfrenta e a responsabilidade que o ser humano tem sobre isso;
- Organizar, durante a semana,palestras, mini-cursos e oficinas sobre as temáticas ambientais;
- Envolver todos os segmentos possíveis no evento e buscar soluções para a questão ambiental no município;
- Buscar nos municípios vizinhos meios para reciclar todo o material arrecadado.
04. METODOLOGIA

Os subtemas serão trabalhados nas diferentes turmas,tendo cada tema um professor responsável e serão desenvolvidos nas seguintes datas :
24/08/2009 – Poluição Sonora e Visual;
01/09/2009 –Poluição atmosférica;
09/09/2009- Plantas medicinais;
17/09/2009- Desperdício de água e energia;
25/09/2009-Poluição da água;
05/10/2009-Resíduos sólidos;
13/10/2009-Doençasnegligenciadas;
21/10/2009-Recuperação de ambientes degradados.

A II Semana de Meio Ambiente da E.E.F.M.Manuel Sátiro,poderá ser realizada na última semana de outubro. O evento poderá acontecer em três dias,com atividades que incluam toda a comunidade Escolar e qual quer outro cidadão,estudante ou não,que deseje participar.Portanto,as inscrições serão abertas ao público e haverá a emissão de certificados para aqueles que freqüentarem,no mínimo 75% do evento.
Tais atividades poderão ser as seguintes:
Manhã e Tarde :
Mini-cursos e oficinas nos subtemas estudados, e ou outros relacionados ao meio ambiente, incluindo as disciplinas “transversais” como Língua Portuguesa,Matemática,História e áreas afins.

Noite:
Palestras e mesas Redondas, com a utilização de recursos audiovisuais,sobre a temática principal da semana.

05 - Disciplinas envolvidas:
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
MATEMÁTEMÁTICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
06. BIBLIOGRAFIA
MOTA,Suetônio.Introdução Engenharia Ambiental.3ª ed.ABES,1995.São Paulo.
ROCHA et Al.Introdução a Química Ambiental.Porto Alegre,1ª ed.Bookman,2004.
Brasil.Fundação Nacional de Saúde.FUNASA.Manual de Saneamento.3ª Ed.rev.-Brasília:FUNASA,2006.
Ceará.Superintendência Estadual do Meio Ambiente.Apostila do Curso de Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental.2ª.Ed.rev.Fortaleza:SEMACE,2005.


O referido projeto”Educação Ambiental”,não apenas em uma semana,mas durante todo o ano,justifica que a E.E.F.M.Manuel Sátiro ,seja contemplada com a Ilha Ambiental e Laboratório de Educação Ambiental pela SEDUC.

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